Quarta-feira, 19 de Julho de 2006

Carta aberta ao Exº Sr. Presidente de Itália

.
Excelência.

Decerto achará estranho que um pacato português alentejano lhe escreva esta missiva. É natural. Mas saiba V.Exª que tenho fortes motivos para o fazer. Eu passo a explicar, esperando não lhe tomar demasiado do seu precioso tempo.


Nós por cá, temos em comum com o vosso povo este autêntico vício colectivo que nos leva a consumir horas e horas de futebol. Somos mesmo, em meu entender, autenticamente futebol-dependentes. E temos ainda, caso isso não fosse já suficientemente problemático, uma espécie de apego romântico em relação aqueles que nos proporcionam verdadeiras emoções clubistico-futebolísticas, em que somos mesmo, perdoe-me a ousadia, muito iguais aos italianos.


Já o apego ao nosso clube de eleição, isso então nem se fala.  Somos, no mínimo, verdadeiros tiffosi-militantes, com as emoções ao rubro de cada vez que o nosso clube marca mais um golito a qualquer adversário de ocasião.


Ora, acontece que as coisas não estão bem por aqui, no mundo do futebol. A julgar pelo que tem saído na nossa imprensa, desde há anos que se arrastam os indícios, as meias-verdades, os jogos de interesses, os lobbies em redor de certos clubes, as insinuações sobre a perigosa relação entre alguns autarcas e determinados clubes de futebol ou entre estes e alguns industriais de certas  actividades económicas. Enfim, uma panela-de-pressão sem válvula de escape, pronta a explodir a cada fim de campeonato.


Temos até um caso que dá pelo nome de Apito-Dourado e que, segundo parece, tem boas condições para ainda durar uns anitos até que chegue ao seu fim. E creia que isto já é ser optimista. Basicamente, mais uma vez de acordo com o que saiu na imprensa, existirão indícios de situações susceptíveis de ferirem gravemente a verdade desportiva.

É exactamente aqui que chego ao cerne desta missiva, pelo que lhe peço, Sr. Presidente, apenas um pouco mais de tolerância.  Soube-se aqui que no país a que V. Exª tem a honra de presidir foi resolvido em tempo record (isto a julgar pela nossa escala de tempo) um processo algo similar que deu pelo nome de "Calciocaos", no qual alguns dos maiores clubes de futebol de Itália foram uns despromovidos de divisão e outros altamente penalizados em termos desportivos. A exemplo, aliás, do que já acontecera no ano de 1980 também por se ter provado a combinação de resultados.


Concerteza nada disso teria cabimento aqui no burgo. Em face de qualquer problema do género, rapidamente os responsáveis se prestariam ao que fazem melhor, a fuga para a frente. E muda-se alguma coisa (pouca) para que tudo fique na mesma. Nisto, estamos por certo entre os melhores.


Assim sendo, venho pedir encarecidamente a V. Exª, Sr. Presidente, que mande daí alguém dizer-nos como foi possível esse milagre de rapidez na vossa justiça desportiva. Isto, naturalmente, para que possamos evitar esse tremendo erro que aí se cometeu, pois não cabe na cabeça de ninguém por aqui, desculpará mais uma vez a ousadia, pensar que por cá alguma vez tal seria possível. Nem possível, nem desejável. Pois como se sabe, as coisas para serem bem feitas tem que ser com calma. Com muuuuuita calma. Nada de pressas. A bem da Nação.


Um entusiasta futebolistico-militante (que vocês aí conhecem por tiffosi).

 

 

 

rematado por alentejodive às 22:55
link deste remate | remata tu

- plantel


- ver perfil

- seguir perfil

. 3 seguidores

- Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

- remates

- C.F.Estremoz "em patins"....

- C.F.Estremoz "em patins"....

- C.F.Estremoz "em patins"

- JOGO COMEMORATIVO DOS 92 ...

- depois da jornada 9...

- CLUBE DE TENIS DE MONTEMO...

- C.F.Estremoz "em patins"

- depois da jornada 8...

- depois da jornada 7...

- depois da jornada 6...

- vamos lá...

- depois da jornada 5...

- E foram 4

- SPOOOORTING

- Finlândia vs Portugal

- Vamos lá Campeões

- Pois claro, tinha de ser....

- Boa Sorte PORTUGAL

- O homem está na última!

- cá vai em prol do desport...

- e agora de volta ao merca...

- Carta aberta ao Exº Sr. P...

- Porque será?

- Ora viva

- o desafio ...

- O verdadeiro "apito doura...

- Ei-lo...

- Ora tomem lá... mais dois...

- Central

- Eu alinho...

- golos marcados

- Dezembro 2006

- Novembro 2006

- Outubro 2006

- Setembro 2006

- Agosto 2006

- Julho 2006

- 100 bola

- queres pertencer ao plantel?

- subscrever feeds